Sobre a Fundape

FUNDAPE


A Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre – FUNDAPE é uma Instituição Jurídica de Direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Campus Universitário, na Cidade de Rio Branco-AC, com a finalidade de estimular e promover o desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e Extensão Universitária no Acre.

HISTÓRICO


A FUNDAPE foi criada em junho de 1998 por um grupo de professores da UFAC. Instituída como Fundação sem fins lucrativos, seus objetivos são coordenar e executar projetos de interesse comunitário nas diversas áreas, além de prestar serviços de desenvolvimento científico e tecnológico de interesse da Universidade Federal do Acre e de outras Instituições de Ensino Superior, facilitando assim o intercâmbio entre as IFES o Governo e as Empresas Privadas. Foi criada com a finalidade de apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, ofertando produtos e serviços à comunidade, visando promover os objetivos estabelecidos nos programas desenvolvidos.

OBJETIVOS


A Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre – FUNDAPE, conforme seu estatuto possui os seguintes objetivos:
I – Estabelecer convênios, contratos, acordos e ajustes, com pessoas físicas e jurídicas, entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, mantendo com elas permanente e ativo intercâmbio;
II – Promover a integração Universidade – Empresa – Governo;
III – Fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, através da concessão de bolsas e auxílios a projetos de acordo com critérios estabelecidos pela UFAC;
IV – Assessorar a Universidade no planejamento e fundamentação de sua política de ensino, pesquisa e extensão;
V – Capacitar e valorizar recursos humanos vinculados ou de ação;
VI – Promover estudos, cursos, pesquisas e prestação de serviços comunitários, técnicos e científicos;
VII – Articular suas atividades com o de outras entidades de finalidade afim.
Os objetivos supramencionados se dão por meio de três categorias de instrumentos, como se segue:
a) Categoria 1 – Convênios e contratos firmados com a UFAC objetivando oferecer apoio àquela instituição na execução de atividades próprias de suas obrigações para a sociedade. Nesses casos, os recursos envolvidos são oriundos do Tesouro Nacional e compõem o orçamento da Universidade, motivo pelo qual a participação da FUNDAPE se faz sem qualquer contrapartida financeira.
b) Categoria 2 – Convênios e contratos firmados com a UFAC objetivando a oferta de serviços não previstos em seu orçamento, destinados ao atendimento de necessidades da comunidade externa. Esses contratos são financiados mediante captação de recursos junto aos beneficiários diretos das ações desenvolvidas, cabendo a FUNDAPE uma parcela dos recursos captados, que corresponde ao estritamente necessário à cobertura de seus custos operacionais.
c) Categoria 3 – Convênios e contratos firmados com terceiros, com ou sem a interveniência da UFAC, objetivando a realização de atividades geradas a partir de solicitações específicas dos contratantes. Nesses casos a FUNDAPE é remunerada, mediante cobrança de uma taxa de administração com percentual variável entre 2% a 10% do valor total do contrato.

MISSÃO


Contribuir com a Universidade Federal do Acre, através do Apoio aos Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e social.

VISÃO


Ser referencial de excelência na gestão de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como na realização de concursos públicos e privados.

VALORES


• ÉTICA
• CONFIABILIDADE
• INTEGRIDADE
• TRANSPARÊNCIA
• EFICIÊNCIA
• TRABALHO EM EQUIPE
• INOVAÇÃO E
• PONTUALIDADE .

©FUNDAPE todos os direitos reservados
BR 364, Km 04 - Distrito industrial Caixa Postal 500 - CEP: 69.920-900 Rio Branco - Acre
Desenvolvido por: Francisco Passos / Marcos Thomaz